sábado, 23 de abril de 2011

“Professor? Nem pensar!” por Henrique Jacinto


“Professor? Nem pensar!”

       “Além de ser professor, você trabalha em quê?”. Pode ser uma frase engraçada esta, porém poucos percebem a gravidade dela. Muitos não querem seguir a carreira de professor, talvez porque achem que não seja algo promissor, talvez porque não gostem mesmo, que seja. O problema é a falta de professores bons. Não estou dizendo que o Brasil não tem professores assim, nós temos, sim (eu, por exemplo, tenho ótimos professores!). O quero dizer, é que precisamos de mais professores de qualidade.
          Muita gente reclama por aí que a educação no Brasil está péssima. Contudo, como sempre, os que reclamam só falam e não fazem nada a respeito. Se o Brasil está péssimo em educação é porque a maioria dos professores é ruim e o governo “faz de conta” que está tudo bem e não investem na formação de novos professores competentes. Com certeza a educação melhoraria se houvessem tais professores.
          Para explicar essa escassez de professores qualificados, temos esta pesquisa realizada pela Consultoria McKinsey e a Fundação Carlos Chagas que revelou que poucos estudantes brasileiros pretendem seguir carreira no magistério. Apenas 2% dos estudantes de Ensino Médio do país cogitam serem professores; e eles pertencem ao grupo dos 30% com as piores notas no boletim. Por isso não existem tantos professores bons, pois como alunos ruins vão dar aula? Como pode uma pessoa ensinar algo que nem mesmo ela entende? Isso não funciona, nem na Lua!
          Concluindo, a profissão de professor é uma das mais antigas e importantes, tendo em vista que as demais dependem dela, uma vez que para a formação de um profissional é necessário um professor que lhe ensine a matéria; portanto, pense bem antes de dizer: “Professor? Nem pensar!”

3 comentários: