Todo profissional que atua na área da educação deve ter em mente o quanto o dever que o aluno leva para casa é fundamental no processo de aprendizagem. Segundo dados coletados através de pesquisas, 43,2% dos alunos que não realizam essa atividade de forma devida apresentam os piores desempenhos nos estudos.
Partindo desse pressuposto, surge então a necessidade de repensar, enquanto educador, na questão das lições que são enviadas para casa, bem como a forma que o aluno está sendo orientado a realizar tais atividades.
Partindo desse pressuposto, surge então a necessidade de repensar, enquanto educador, na questão das lições que são enviadas para casa, bem como a forma que o aluno está sendo orientado a realizar tais atividades.
Com essa preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino-aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é enviada apenas para preencher o tempo do aluno.
Enquanto educador sugere-se que ao aplicar um conteúdo deve-se observar as dificuldades que os alunos apresentam durante o momento da explicação de forma que ao elaborar as atividades que serão enviadas para casa, essas abordem o necessário para que seus alunos compreendam com clareza o conhecimento no qual se deseja transmitir.
O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Ressalta-se que o professor ao elaborar suas atividades deve construí-las no sentido de criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno.
Além disso, o professor pode e deve orientar seus alunos, ensinando-lhes qual a melhor forma de estudar no ambiente de casa, atingindo os reais objetivos que são propostos de acordo com cada atividade.
As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas.
E, finalmente, ter a consciência de que lições de casa não foram criadas apenas para preencher o tempo do aluno em casa, mas sim com um objetivo real e importante para o desenvolvimento do aluno no processo educacional.
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